Essência Humana



Hoje eu o convido para uma pequena viagem, o que descobrirá nesse post pode ser algo que nunca lhe contaram, mas que possui grandes chances de mudar a sua visão de mundo.

Estamos de volta na Origem, quando as primeiras civilizações começaram a surgir e as primeiras manifestações foram representadas. Naquela época a mulher tinha uma posição de prestígio, diversas divindades eram femininas uma vez que o sexo oposto ao dos homens possuía o poder de gerar a vida, uma época na qual o ser humano vivia sua essência.
As antigas sociedades não se dividiam em famílias, reuniam-se em um bando, no qual tudo era de todo mundo, onde a felicidade de um era a felicidade de todos assim como a tristeza, onde o lema era cuidar um do outro. Por conta dessa essência as crianças não tinham “pais fixos”, não estavam limitadas ao “seio familiar”, todos do bando as protegiam, pois viam nelas a sobrevivência, a continuidade da espécie humana.
Uma realidade bem diferente do mundo que conhecemos.

Com o passar do tempo essa boa essência foi se corrompendo e dando lugar a sentimentos de inveja, de sede por domínio sobre os outros. Começa, então, o fim da união, da paz, do verdadeiro ser humano.

Se antes nos preocupávamos com nossas crianças ao ponto de morrermos por elas hoje as atraímos para um ônibus que distribui sorvetes, mas que possui por real objetivo matá-las com a explosão de uma bomba escondida. Se antes vivíamos unidos com os nossos semelhantes compartilhando dos mesmos medos e anseios hoje não nos importamos com mais ninguém. Se antes nossa filosofia era garantir a felicidade para todos hoje vivemos em guerras visando a destruição, vivemos debaixo da cruel filosofia “cada um por si e Deus por todos”.

Perdemo-nos ao longo dos séculos, inventamos uma definição que não condiz com o real ser humano, entregamo-nos a um mundo de tristeza, de angústia e enfado. Nunca estamos satisfeitos com nada, nunca nos contentamos com aquilo que temos, pouco gostamos daqueles que nos cercam, tudo isso porque fomos ignorantes e deixamos que sentimentos que não são da nossa natureza se apoderassem de nós. Mas do mesmo jeito que nos perdemos de nossa essência podemos nos reencontrarmos com ela, podemos fazer do mundo um lugar que ele já foi, um lugar de paz e amor onde a vida é o que realmente importa.

Vemo-nos no Instagram: Amilton Júnior

Não perca amanhã o [Pela História], vamos falar sobre o Iluminismo, matéria muito corrente nos tantos vestibulares e concursos públicos Brasil a fora. Siga o blog e fique ligado!
Um forte abraço,
E até mais!

Comentários

  1. "onde a felicidade de um era a felicidade de todos assim como a tristeza, onde o lema era cuidar um do outro."
    Triste que hoje nem as famílias se importam uns com os outros, brigam por dinheiro, matam por raiva. claro que não são todas, mas infelizmente tem.

    ResponderExcluir
  2. Como eu me encontrei nas suas palavras sobre o que o ser humano se tornou. Tudo isso me deixa tão triste, pois eu vejo a humanidade como algo perdido (pelo menos uma gigantesca parcela dela). Parece que todas as coisas boas que faziam do seres humanos quem são se perdeu :( pode ser um jeito meio pessimista de se ver as coisas, mas eu não consigo enxergar de outra forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentavelmente temos a mesma visão de mundo atualmente. Mas ainda assim acredito que possamos mudá-lo, contudo a tarefa será árdua! Obrigado pelo comentário 😊

      Excluir
  3. Pois é, faz tempo que não ouço a expressão nossas crianças, como se o futuro a dependência de todos e não só do meu filho seu filho. Triste.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nossas crianças consigam mudam isso! Obrigado pelo comentário 😊

      Excluir
  4. Tudo totalmente verdade...infelizmente vivemos em um mundo onde todo mundo só olha pra si e sinceramente? O próximo não importa e não vale nada, nem mesmo a própria família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que estamos nos perdendo de nós mesmos. Obrigado pelo comentário 😊

      Excluir
  5. Eu super me identifico com seu texto, Amilton. Acho que o maior problema da nossa sociedade hoje em dia é a falta de empatia. Sabe? Aquela coisa de olhar para ela pessoa, saber que ela está mal e realmente se importar em ajudar. Ou até o simples fato de não julgar uma pessoa pelos seus atos. Não sabemos o que ela está passando, certo? Julgar é fácil, as e estender a mão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o maior problema da sociedade hoje em dia é o egoísmo e o pensamento de se achar superior perante os outros. Obrigado pelo comentário 😊

      Excluir
  6. Que triste é a gente ter que concordar com isso, né? Egoísmo é a maior doença da sociedade, afinal, nós todos somos iguais. Se todo mundo se amasse, seria tão mais fácil viver! Adorei seu texto, você tem muito talento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que as pessoas acham mais fácil se preocuparem apenas consigo mesmas, uma triste atitude. Obrigado pelo comentário 😊

      Excluir
  7. Amei esse post. Infelizmente com o passar do tempo, a humanidade tem declinado :( Achei interessante no começo vc falar da importância e valor que as mulheres tinham, porque algumas pessoas pensam que o mundo foi sempre do jeito que está; Bastante interessante esse post, acaba nos levando a uma reflexão maior de o que estamos fazendo com a gente, com os outros, com o meio, entre outros! XOXO, Kakau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o mundo já foi um lugar melhor! Obrigado pelo comentário 😊

      Excluir
  8. Parabéns pela postagem, você escreveu um texto incrível, só li verdades, tristes verdades. Infelizmente vivemos um momento de vergonhoso, cheio de pessoas que só pensam em si, acabou o respeito ao próximo, o respeito a vidas inocentes, é muito triste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha esperança é que algum dia o respeito volte o verdadeiro "ser" humano ressuscite nas pessoas. Obrigado pelo comentário 😉

      Excluir
  9. Belo texto! É triste pensar no que nós humanos nos tornamos e essa ideia de cada um por si é deprimente. O jeito é tentar mudar e melhorar torcendo para que as próximas gerações sejam melhores que a gente.
    Gostei bastante do texto, faz a gente pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, se mudarmos nossas atitudes, as próximas gerações terão novos passos a imitar. Obrigado pelo comentário 😊

      Excluir
  10. Amei o post, e essa reflexão é uma que eu sempre tenho, e parece que cada dia o ser humano anda mais para trás!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito triste. Obrigado pelo comentário 😊

      Excluir
  11. Eu sempre digo que estamos cada vez mais egoístas. A tecnologia nos fez sentir prazer com a desgraça do outro, e isso é doentio. Estamos doentes, com certeza, e não há quem se salve nessa sociedade. Uma parte me chamou a atenção no seu texto: " Se antes nossa filosofia era garantir a felicidade para todos hoje vivemos em guerras visando a destruição."

    Perfeito. Absurdamente perfeito.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós, que acreditamos em um futuro melhor, precisamos, mais do que nunca, lutar por isso. Obrigado pelo comentário 😊

      Excluir
  12. Texto muito reflexivo, adorei! Que o amor a vida seja transformador! Sim, a humanidade! Disse tudo! beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que os humanos voltem às origens! Obrigado pelo comentário 😊

      Excluir
  13. Eu adorei essa reflexão ! Triste realidade ,mais triste ainda é que algumas pessoas querem que você se sinta mal para que elas se sintam bem !
    Parabéns pelo post !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentável quem apenas alcança felicidade agindo dessa maneira. Obrigado pelo comentário 😊

      Excluir
  14. Um tanto quanto triste pensar em como o ser humano está se corrompendo pela ganância... Gostei muito do seu texto, fez com que eu refletisse por uns bons momentos na sociedade atual em que vivemos - e em um modo de fazê-la um lugar melhor, um pequeno ato de cada vez.
    Literalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos poucos podemos corrigir as coisas! Obrigado pelo comentário 😊

      Excluir

Postar um comentário

Sinta-se livre para comentar!

Siga o blog pelo Instagram:

Postagens mais visitadas deste blog

"Amar é mudar a alma de casa"

A Brevidade da Vida

Aflições na Alma

Flores aos mortos

[Conto] Eternizados Pelo Amor